5 formas de divulgar a sua marca online gratuitamente

with No Comments

Mesmo que a sua empresa ainda não consiga ter um orçamento destinado para investimento em marketing digital, isso não significa que não haja formas de divulgar a sua marca online gratuitamente! 😊

Na verdade, na fase inicial ou em momentos de dificuldade (e em todos os outros) o marketing digital é essencial para a promoção de produtos e serviços. Uma forma de ser notado, lembrado e acessado, de garantir a visibilidade da sua marca e que as vendas aconteçam.

Se você já conseguiu separar um dinheirinho para investir nisso, muito bem. As dicas que daremos aqui também serão úteis, pois fazem parte dos primeiros passos dessa jornada.

Para aqueles que ainda não chegaram nesse ponto, a Internet conta com várias plataformas de marketing digital gratuitas e é da utilização de algumas delas que vamos falar aqui neste artigo.

Confira 5 formas de divulgar a sua marca online gratuitamente:

1. Cadastre-se no Google My Business e em outros serviços de listas

O registro da sua empresa no Google My Business permite que ela seja encontrada mais facilmente em pesquisas na busca Google e exibida no Google Maps.

Para se cadastrar é fácil:

  1. Acesse google.com/business;
  2. Em “find and manage your business”, digite o nome da sua empresa.
  3. Se a empresa aparecer na busca, clique sobre o nome dela, leia os termos de serviço e privacidade e cliquei em “next”;
    Se ela não aparecer, basta cadastrá-la. O processo é o mesmo.
  4. Preencha o formulário com as informações do seu negócio;
  5. Feito isso, aguarde o seu código de verificação;
  6. Com ele em mãos, volte a google.com/business, clique em “verify now” e insira o código.

Pronto, o seu negócio já está devidamente cadastrado!

Isso quer dizer que as informações da empresa aparecerão em pesquisas no Google, bem como no Google Maps:

Além da lista do Google, outros sites disponibilizam este serviço. Mesmo que pareçam estar fora de moda e não sejam muito utilizados, as informações constantes em outras plataformas são relevantes para o Google e para outros sites que se utilizam delas. Logo, vale a pena se inscrever nos que forem mais relevantes para a sua região de atuação ou para o segmento da sua empresa.

Aqui vão alguns sites de listagem de negócios que você pode considerar:

Se cadastrar nestes sites é rápido e prático. 😉

Como tudo em marketing digital, tão importante quanto subscrever ao serviço, é manter as informações atualizadas. Se os dados não forem consistentes em todas as listagens, a sua empresa pode perder a confiabilidade dos sistemas e a relevância nos resultados de pesquisa.

Outro ponto importante para que a sua empresa seja vista como séria e relevante, é otimizar o seu perfil com informações adicionais e fotos.

Muitos diretórios online permitem que qualquer pessoa adicione a sua empresa à lista. Então, ela pode estar lá mesmo se não foi você que cadastrou. Certifique-se de reivindicar as suas listagens e monitorar esses sites frequentemente.

 

2. Use as redes sociais

As redes sociais são um investimento necessário para qualquer empresa!

Elas garantem exposição, facilitam a interação com clientes, se tornaram um canal de comunicação relevante, oferecem a possibilidade de fazer anúncios pagos, de acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo, de fechar parcerias comerciais e de conteúdo, de observar a sua persona e ficar de olho nos seus interesses, networking, organização e participação em eventos e fóruns, entre outras vantagens.

+ Social media management: what happens when we work on it

Tirando os anúncios, todos os exemplos citados podem ser feitos pelo próprio empreendedor e de graça. Claro que contratar um profissional de mídias sociais é uma mais valia para a empresa, mas enquanto o seu dia não chega, você pode/deve começar e se arriscar.

A dica de ouro é: pense estrategicamente. Não adianta fazer publicações aleatórias. Elas vão te dar trabalho e tomar o seu tempo na mesma, mas não trarão os resultados esperados.

Assim como para os demais canais de comunicação, encontre a sua persona, defina uma identidade visual, objetivos e estratégias, para só depois partir para as publicações. O monitoramento dos resultados e a revisão constante das estratégias também são primordiais.

Para decidir em quais redes sociais a sua empresa deve estar presente, você precisa saber quais redes sociais fazem sentido para o seu negócio. O Facebook e o Instagram, por exemplo, por abrangerem o grande público, são relevantes para grande parte das empresas. Já o Pinterest, por exemplo, pode ser mais interessante para um ecommerce focado no público feminino, enquanto o LinkedIn costuma ser útil a empresas que oferece serviços corporativos etc. Na verdade, você precisa descobrir onde o seu público está. Para isso, faça testes.

Os insights disponibilizados pelas próprias plataformas de redes sociais e o benckmarking são ferramentas valiosas na hora de decidir quando e o que publicar.

+ Instagram Shopping takes social selling to another level

3. Tenha um blog

Os blogs não só te ajudam a divulgar os seus produtos e serviços e a se conectar com o público de uma forma direta como também são ferramentas relevantes para a otimização do seu site em mecanismos de buscas.

O nosso post sobre SEO (Search Engine Optimization) vai te ajudar a escolher temas e palavras-chaves importantes para o seu negócio. Aí, é só partir para a produção de texto.

Como já falamos antes, manter o blog atualizado e estipular uma frequência sadia de publicação é essencial. Um blog deixado às moscas e com informações velhas não vale muito.

Os textos do blog devem ter o objetivo de ajudar o seu público, apresentando a ele informações relevantes, que eles estejam procurando. Se você tem um salão de cabeleireiro, por exemplo, faça uma galeria de cortes da moda com determinado tipo de cabelo, dicas caseiras de cuidados com os fios, como proteger o couro cabeludo no verão, produtos que utiliza no salão etc.

Ao produzir conteúdos úteis, suas postagens podem ser notadas por outros sites confiáveis, como os das marcas dos produtos, que farão menções ao seu texto e compartilharão links para o seu site, promovendo assim o seu negócio.

Também use outros canais de comunicação para divulgá-los, como as suas redes sociais, newsletters e até o formato de guias para downloads, como temos aqui no nosso site.

Garantir a acessibilidade e a facilidade de leitura e usar o idioma de forma clara e objetiva também são características valorizadas pelos leitores, pois melhoram a experiência, e pelos motores de busca, que vão levar essas informações em conta ao te ranquear no resultado de pesquisas.

4. Faça campanhas de marketing por e-mail

O marketing por e-mail é uma estratégia antiga, que não se tornou menos eficaz com o tempo.

Segundo dados do Content Trends 2018, 44,3% dos usuários de internet entrevistados afirmam utilizar e-mails marketing e newsletters para se informar.

O conteúdo desses e-mails, assim como acontece nas redes sociais e nos blogs, deve ser pensado de acordo com a relevância para o seu público. Os temas, inclusive, podem ser aproveitados e aprofundados em cada canal. Ou seja, está tudo ligado. Você pode pensar em uma pauta e desmembrá-la de acordo com o formato de cada canal.

Se você conseguir oferecer periodicamente artigos sobre assuntos que interessam a sua persona, você fortalecerá a sua presença digital e a sua relação com clientes e potenciais clientes e parceiros.

5. Solicite avaliações online aos clientes

É muito comum as empresas se lembrarem de colocar reviews de clientes nos próprios sites e isso é importante. No entanto, depoimentos deixados em plataformas oficiais como o Google, Facebook e TripAdvisor são ainda melhores.

Vai dizer que você não lê os reviews de clientes na hora de escolher um hotel? Nas descrições e imagens fornecidas pelas próprias empresas, tudo parece lindo, mas é nos comentários de clientes que conseguimos perceber se aquele serviço é ou não o que estamos procurando, trazendo confiança para quem está decidindo qual serviço contratar ou produto comprar.

As listagens (do item 1 desse artigo) possuem tecnologias que as ajudam a identificar quando se trata de reviews falsos ou de spam. As avaliações presentes nessas listas transmitirem confiança e são uma métrica importante de classificação para os resultados de pesquisas.

Como os clientes podem escrever o que bem entendem, fique de olho nos comentários e responda-os sempre que conseguir. Isso é uma forma de promover o seu negócio online e de reverter possíveis avaliações negativas. A forma como você responde aos clientes diz muito sobre os valores da sua marca e fornece aos clientes em potencial uma ideia de como é fazer negócio com você.

Sabemos que é bastante coisa e que dá trabalho. Encaixar essas atividades na agenda nem sempre é uma tarefa fácil, mas, acredite, faz toda a diferença! Comece aos poucos, de acordo com a sua disponibilidade, e tenha em mente que é por tempo limitado, até que você possa pagar alguém que resolva tudo isso por você.

Atuar em diferentes frentes é uma maneira de divulgar a sua empresa e os seus produtos ou serviços que impacta na decisão do seu público-alvo e pode te render excelentes resultados.

E então, o que achou dessas 5 formas de divulgar sua empresa online gratuitamente?

Follow Fernanda Bassi:

Content producer

Journalist and Master in Culture and Communication, specialized in female representation in the media. Born in Sao Paulo, she is a member of the overloaded migratory flow Brazil » Ireland » Portugal. Fluent in its movement dialect, which mixes her native language with Portuguese from Portugal and English, defends the combination of pao de queijo, Alentejo wine and Irish apple pie on the menu of any event.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *