O que é identidade e identidade visual?

with No Comments

Todos nós temos características que nos fazem ser reconhecidos e nos diferenciam das outras pessoas. O nosso nome, de onde viemos e o meio em que estamos inseridos, a nossa personalidade, aspectos físicos etc. formam a nossa identidade, definem quem somos e como os outros nos veem.

Assim como nós, as marcas também têm uma identidade. E, como nos humanos, a identidade da marca é influenciada por diversos fatores e diz muito a respeito de uma empresa.

O que abordamos neste artigo:

  • O que é identidade e identidade visual?
  • Por que a sua marca deve ter uma identidade visual bem definida?
  • Como criar a identidade visual da sua empresa?

 

O que é identidade e identidade visual?

Identidade é um conjunto de características que formam pessoas, animais, objetos, conceitos, marcas etc. e os diferenciam uns dos outros. Assim, a identidade pode ser associada a algo próprio e exclusivo, também relacionada com a percepção que temos de nós mesmos.

A identidade é formada ao longo da vida por meio de processos inconscientes gerados por diversos estímulos, não sendo algo concebido no momento do nascimento ou da criação, apesar de também sofrer influências genéticas.

Por estarmos constantemente sob a ação de agentes externos, as identidades estão em constante transformação.

Falando especificamente em identidade da marca, podemos resumi-la na missão e nos valores de uma empresa, englobando uma série de elementos como logotipos, design dos produtos, serviços oferecidos, atendimento e vários outros pontos que dizem respeito à marca e à forma que as pessoas a vêm.

Para seguir o seu propósito, a identidade das marcas deve ser única e precisa estar de acordo com os interesses do seu público-alvo, pois as pessoas consomem de marcas com as quais se identificam.

A sua marca deve reunir uma série de elementos visuais e físicos que transmitam a impressão desejada aos clientes e potenciais clientes, mostre a eles quem é você, seja original e tornem as suas soluções visíveis no mercado.

Identidade visual é uma construção de elementos gráficos e visuais que têm o objetivo de comunicar ao público um conceito, os valores e o posicionamento de uma marca, como ela vê o mundo e como age na sociedade. Ou seja, a sua identidade.

O logotipo, as fontes, as formas e a paleta de cores utilizada pela marca são alguns dos elementos da sua identidade visual.

Para te ajudar a enxergar na prática, dá uma olhadinha nos elementos da identidade visual que criamos para a helloNira:

Por que a sua marca deve ter uma identidade visual bem definida?

Bom, partindo do princípio de que nada nem ninguém existe sem uma identidade, melhor se você usar um tempo para pensar sobre o assunto e construir algo sólido, que reflita os valores da empresa e atraia o seu público-alvo, ao invés de uma identidade visual inconsistente que não transmita a mensagem desejada.

A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Há uma série de motivos para ter uma identidade visual bem definida. Um dos principais é a identificação da marca pelo público à primeira vista. Elementos que farão uma empresa de diferenciar das outros só ao olhar para ela.

Uma identidade visual bem definida faz com que as pessoas reconheçam uma marca ao ver a sua tipografia e cores, mesmo que o seu logotipo e nome não estejam presentes. Isto acontece com você em relação a alguma marca?

Pense no McDonald’s, por exemplo. Ele é mais uma entre tantas lanchonetes de fast-food dos Estados Unidos. Se não tivesse a sua logomarca e paleta de cores tão bem definidas, provavelmente passaria despercebido no princípio e não teria a oportunidade de se destacar e se espalhar pelo mundo todo, conquistando milhares de clientes por onde passa.

Confira alguns dos principais benefícios de ter uma identidade visual bem definida:

  • Reconhecimento: com o tempo, a marca é facilmente reconhecida.
  • Posicionamento: a identidade é usada para se posicionar, aproximando a sua marca do público certo e passando a mensagem certa.
  • Confiança: a identidade visual passa confiança e pertencimento.
  • Permanência: vida longa aos que conseguem transmitir os seus valores e gerar identificação.
  • Rentabilidade: o efeito nas vendas é consequência.

Se bem estruturada, a identidade visual cria identificação, transmite confiança e engaja os consumidores, tornando o processo de escolha automático com o tempo, pois fica guardada na memória do consumidor.

Tem forma melhor de gerar vendas?

 

Como criar a identidade visual da sua empresa?

Agora, propomos um exercício: como estão suas postagens nas redes sociais? Você acha que o seu público-alvo sabe quem você é antes mesmo de ver que a postagem foi feita pelo seu perfil?

Uma série de fatores estão envolvidos na criação da identidade visual, como por exemplo:

  • A cultura da empresa
  • O posicionamento no mercado
  • O público-alvo
  • Objetivos
  • Valores
  • Missão

Para que os conceitos não se desviem no decorrer do processo de criação, comece pelo briefing. Ao botar no papel o que pretende com este projeto, pode revisitar constantemente e garantir que não vai acabar saindo do seu objetivo.

O desenvolvimento da estética da marca reúne dados técnicos, análises, especificações e todo o tipo de informação que se transformará em referência para a criação de qualquer outro produto que levará o nome da sua organização.

Outro ponto importante é usar a identidade de forma coerente em todos os elementos e também em todas as suas aplicações. Isso quer dizer que a mensagem deve ser a mesma no logo, no cartão de visitas, na fachada do estabelecimento, site, materiais gráficos etc.

Por fim, para que os elementos criados não sofram interferências, é essencial a criação de um documento técnico chamado manual da identidade visual ou manual da marca, que estabelece os critérios para utilização e cada item, o que pode e o que não pode ser alterado, onde aplicar cada elemento etc.

Os principais utilizadores deste documento serão os membros da equipe de criação e design, mas ele é útil em alguns momentos para todos os que disseminam a marca e os valores da empresa, como nos contatos comerciais.

Sim, o processo é complexo. São muitos pontos a levar em consideração, ainda mais se pensarmos tudo o que tem em jogo. Então, pedir ajuda a um profissional qualificado é sempre uma boa solução.

Veja mais dicas de marketing em nosso Instagram.

Follow Fernanda Bassi:

Content producer

Journalist and Master in Culture and Communication, specialized in female representation in the media. Born in Sao Paulo, she is a member of the overloaded migratory flow Brazil » Ireland » Portugal. Fluent in its movement dialect, which mixes her native language with Portuguese from Portugal and English, defends the combination of pao de queijo, Alentejo wine and Irish apple pie on the menu of any event.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *